Nota oficial – 5 de abril de 2024

Nota sobre o movimento de greve dos Servidores da Educação Federal:
O Reitor do Instituto Federal Catarinense (IFC), dirige-se à comunidade acadêmica e ao público em geral para manifestar-se sobre o movimento de greve deflagrado pelos servidores da educação federal e, em particular, pelas seções sindicais que representam os (as) servidores (as) no âmbito do IFC.
O direito à greve é uma prerrogativa constitucional, um instrumento legítimo de reivindicação dos (as) servidores (as) por melhores condições de trabalho, respeito e reconhecimento de suas funções. Compete a cada servidor (a) a decisão pela adesão ou não à greve.
Neste momento, figura um cenário de união, diálogo e compreensão mútua de que a greve, enquanto direito constitucional, deve ser exercida com responsabilidade, assegurando a manutenção das atividades consideradas essenciais para evitar eventual perecimento de direitos da comunidade acadêmica, em especial, dos estudantes.
A gestão do IFC está comprometida em atuar de maneira transparente, democrática e construtiva neste processo. Assim, reafirmamos nosso compromisso com a educação pública e de excelência, com os princípios que nos regem enquanto rede federal de ensino e com a justiça social e o bem-estar de nossos (as) servidores (as) e estudantes.
Rudinei Kock Exterckoter
Reitor