Nota Oficial sobre a Greve – 26 de abril de 2024

Nota Oficial sobre a Greve

26 de Abril de 2024

Servidores(as), pais, estudantes e comunidade externa,

Hoje, no IFC Concórdia, o Movimento de Greve de Servidores se mantém ativo, em consonância com o movimento paredista que vem ocorrendo em nível nacional nas diversas Universidades e Institutos Federais.

Nesse contexto, a Direção-Geral mantém diálogo constante com o Comando de Greve local, com os movimentos estudantis e com a equipe da reitoria do IFC, acolhendo as diferentes manifestações e cientes das decorrentes implicações desse processo.

Desde a publicação da nossa última nota, houve mesa de negociação entre comando de greve e governo, houve discussão das propostas apresentadas, houve também assembleia sindical para aceitação ou não do que foi indicado pelo governo. No dia 25 de Abril, a equipe de gestão reuniu-se novamente com representantes dos estudantes dos diversos níveis e com representantes do comando de greve, para análise da situação atual, bem como para dirimir possíveis dúvidas e ouvir os anseios dos estudantes.

Em assembleia coordenada pelo Comando de Greve, os servidores decidiram pela não aceitação da proposta e pela continuidade da greve. Desta forma, levando em conta o índice de adesão dos docentes ao movimento e também a paralisação de alguns setores administrativos específicos, a Direção-Geral do Instituto Federal Catarinense Campus Concórdia informa que, para a próxima semana, mantém-se a suspensão de aulas. Em caso de não aceitação de nova proposta governamental, em mesa de negociação prevista para o dia 06 de maio, há o indicativo de suspensão do calendário acadêmico do Campus.

Com a suspensão de aulas, os serviços essenciais e algumas atividades letivas são mantidas (projetos de ensino, pesquisa, extensão, estágios obrigatórios e não-obrigatórios, dentre outras). Ao final da greve será necessária a reposição da carga horária dessas aulas, o que poderá ser organizado em horários vagos hoje pelas turmas ou contraturno. Em havendo suspensão de calendário acadêmico, as atividades letivas, previstas além da sala de aula, também ficarão suspensas e implicações envolvendo bolsas de projetos, auxílios estudantis e contratos terceirizados serão avaliadas pela gestão junto aos setores responsáveis e proposições recebidas do Comitê de Governança, Riscos e Controles do IFC.

Por fim, colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos envolvendo a Gestão. Reiteramos o respeito ao direito dos servidores à greve e nos solidarizamos às aflições de pais e estudantes frente a situações decorrentes dessa paralisação.

Acompanhe informações atualizadas em nossos canais:
Site: greve.concordia.ifc.edu.br
Mídias sociais: @ifc.concordia
Sistema acadêmico e e-mail institucional.

Atenciosamente,

Direção-Geral – IFC Campus Concórdia